Ministro do Trabalho responde ao robô Sophia
Sophia disse que o robôs vão tirar empregos aos humanos. Vieira da Silva defende que esta visão não é adequada.
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social respondeu a esta segunda-feira ao robô Sophia. Vieira da Silva não vê como “adequada” a visão de que os robôs vêm roubar empregos e nota que o desenvolvimento tecnológico criou mais empregos do que os que destruiu.
Falando na conferência da Ordem dos Economistas, subordinada ao Orçamento do Estado para 2018, o ministro começou por lembrar as palavras do robô que recentemente afirmou que estava cá para roubar empregos. Vieira da Silva referia-se ao robô Sophia que marcou presença no Web Summit. Mas o ministro não vê como “adequada” esta visão do impacto da inteligência artificial na criação de emprego.
A discussão é antiga, recorda. Mas este receio tem convivido paralelamente com outra realidade: a de que o desenvolvimento tecnológico tem criado mais empregos do que aqueles que destruiu. Não sabemos se “será sempre assim”, frisou o ministro, adiantando ainda que há outra tendência que parece certa: a mudança da geografia da criação e destruição do emprego.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministro do Trabalho responde ao robô Sophia
{{ noCommentsLabel }}