Petróleo nos 70 dólares atira gasóleo para novos máximos

A escalada dos preços do petróleo vai pesar nos bolsos dos condutores nacionais. Os combustíveis vão voltar a aumentar na próxima semana, com o gasóleo a poder avançar 1,5 cêntimos.

Vêm aí novos aumentos de preços nos combustíveis. Com a escalada das cotações do petróleo nos mercados internacionais, as petrolíferas vão agravar o valor de venda nos postos de abastecimento nacionais, com o litro do gasóleo a sofrer um aumento de 1,5 cêntimos. A gasolina também vai ficar mais cara.

O Brent atingiu, na última sessão, uma cotação máxima de 70,79 dólares por barril, nível a que não se assistia desde dezembro de 2014. O Brent segue, esta sexta-feira, a corrigir desse máximo, mas continua a cotar perto dos 70 dólares. Está nos 69,18 dólares, de acordo com dados da Reuters.

Perante esta subida das cotações, tanto o gasóleo como a gasolina aceleraram nos mercados internacionais. O preço médio da tonelada métrica de ambos os combustíveis subiu face à semana passada, o que se vai traduzir num novo aumento dos valores de venda nos postos de abastecimento nacionais.

O gasóleo, o combustível mais utilizado no mercado nacional, vai registar o maior aumento. De acordo com dados obtidos pelo ECO, o litro do diesel deverá sofrer um agravamento de 1,5 cêntimos por litro na próxima semana. Assim, o valor de venda nos postos deverá distanciar-se ainda mais dos 1,30 euros. Pode ficar perto de 1,35 euros, um máximo desde, pelo menos, 2015.

No caso da gasolina, a tendência será a mesma, embora a perspetiva seja para um agravamento menos expressivo. Os preços deverão aumentar em meio cêntimo. Sendo assim, o litro de gasolina deverá acelerar do preço médio de 1,51 euros atual, segundo a DGGE, isto depois de ter ficado inalterado esta semana.

(Notícia atualizada às 9h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo nos 70 dólares atira gasóleo para novos máximos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião