Será esta a maior onda da Nazaré? Foi surfada por um português
Os dias do recorde de McNamara parecem estar contados. Nau surfou uma onda na Nazaré que muitos apontam para que tenha 35 metros.
Em 2011, Garrett McNamara selou a sua entrada para o livro do Guinness ao surfar uma onde de quase 24 metros na Nazaré. Mas os dias desse recorde nacional parecem estar contados.
Esta quinta-feira, Hugo Vau, surfista português, entrou no Atlântico e acabou a desafiar a “Big Mama”, aquela que é considerada a maior onda a formar-se na Praia do Norte, na Nazaré. Contas não oficiais apontam para os 35 metros, mais nove do que a surfada por McNamara.
O momento foi gravado pela World Surf League (WSL), que a colocou diretamente na lista de nomeados a ganhar o prémio de “Ride of the Year 2018”.
No vídeo, pode ver-se a silhueta de Nau, por entre uma mistura de nevoeiro e água. A onda vai subindo, imponente, até criar uma parede que muitos apontam que chegue para destronar McNamara.
"Tinha perfeita noção que pela formação que ela estava a ter ia ser uma onda muito poderosa e com uma forma de rebentar muito peculiar.”
À SIC, o desportista contou que são precisas condições atmosféricas específicas para que ondas deste tipo se formem. Os avisos de ventos fortes e ondas gigantes levaram os amantes do surf para a icónica praia do Oeste, que tem atraído centenas de desportistas nacional e internacionais e milhares de espetadores.
“Tinha perfeita noção que pela formação que ela estava a ter ia ser uma onda muito poderosa e com uma forma de rebentar muito peculiar”, contou o surfista à televisão, afirmando que a sua equipa esteve cerca de três horas à espera para que as condições se formassem.
Esta vai agora ser analisada pela WSL, que vai fazer a medição, e provavelmente pelo comité dos recordes do Guinness.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Será esta a maior onda da Nazaré? Foi surfada por um português
{{ noCommentsLabel }}