YouTube vai identificar vídeos de media financiados por Governos
O YouTube vai passar a avisar quais os vídeos que foram carregados por meios de comunicação ligados aos Governos. A objetivo passa por controlar os conteúdos e evitar notícias falsas.
O YouTube vai começar a identificar vídeos que tenham sido publicados por algum órgão de comunicação financiado ou ligado a algum Governo, numa tentativa de gerir de forma mais controlada os conteúdos. A medida já está a ser implementada nos Estados Unidos, mas a empresa da Google já anunciou que, em breve, será alargada a outros países.
Nos últimos tempos foram várias as notícias que encheram os jornais sobre as famosas fake news — anúncios usados para minar criptomoedas, anúncios para influenciar as eleições norte-americanas de 2016, etc.. Face a isto, o Facebook, o Twitter e a Google decidiram unir-se para controlar de forma mais rigorosa a gestão dos conteúdos nas suas redes sociais.
“Vamos começar a avisar quais os vídeos que foram carregados por meios de comunicação que recebam algum tipo de financiamento público, total ou parcial, por parte de um Governo“, avisou na passada segunda-feira o YouTube, no blog. Essas informações vão constar abaixo do vídeo, mas acima do título do mesmo. O objetivo passa por dar a conhecer aos utilizadores “quais as fontes de conteúdos noticiosos” que optam por ver, bem como o seu contexto. Para além dessas informações, vão estar incluídos nos vídeos links diretos para os sites das empresas em questão, na Wikipédia.
O YouTube adiantou que esta característica, “de momento”, está apenas disponível nos Estados Unidos mas, nos próximos meses, será alargada aos restantes países, dado que está em processo de aperfeiçoamento e os utilizadores norte-americanos podem reportar vídeos que estejam marcados de forma indevida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
YouTube vai identificar vídeos de media financiados por Governos
{{ noCommentsLabel }}