Tem um SUV ou um crossover? Governo admite passar estes automóveis para classe 1 nas portagens
O ministro Pedro Marques, que tem as pastas do Planeamento e das Infraestruturas, admite a hipótese de passar para classe 1 os automóveis SUV e crossovers, por serem "muito mais eficientes".
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, admite a hipótese de passar para classe 1 os carros SUV e crossover. Isso tornaria as portagens mais baratas para este tipo de viaturas, que, atualmente, são consideradas de classe 2.
A visão do ministro é a de que os carros com estas “novas características” são “muito mais eficientes do ponto de vista ambiental”. E o facto de terem maiores custos nas portagens pode “suscitar um bloqueio à entrada no nosso mercado” deste conjunto de viaturas com estas características, disse Pedro Marques numa entrevista ao Diário de Notícias.
O ministro foi questionado acerca da renegociação do contrato de concessão com a Brisa para adaptar o regime de classificação de veículos. “Esse é um aspeto importante para nós, não só com a Brisa, porque não faz sentido nenhum a classificação passada em relação a alguns tipos de veículos”, afirmou o ministro.
"Não faz sentido nenhum a classificação passada em relação a alguns tipos de veículos.”
Rui Rio no PSD “fez diferença”
Comentando a subida de Rui Rio à liderança do PSD e da oposição, o ministro Pedro Marques afirmou que isso “fez diferença manifestamente na disponibilidade daquele partido” para um entendimento político. Acerca da posição de princípio definida entre o PS e o PSD sobre o próximo quadro comunitário, Pedro Marques referiu que “hoje podemos dizer a Bruxelas que há um entendimento no país relativamente às prioridades estratégicas para a próxima década”.
O socialista avançou ainda que não foi ainda formalizado o processo de reprogramação do Portugal 2020 que, como o ECO avançou em primeira mão no início do mês, deverá abranger cerca de 2,8 mil milhões de euros.
A reprogramação de um quadro comunitário consiste em mudar verbas entre programas operacionais, ou dentro do mesmo, de modo a garantir uma utilização mais eficientes dos fundos. Sobre quando vai esse processo ser formalizado em Bruxelas, o ministro afirmou que a proposta será apresentada “em breve, em maio, com o objetivo de a concluir até ao verão”.
Ministro defende Montijo para novo aeroporto
Em que ponto está o processo de expansão do aeroporto de Lisboa? O ministro Pedro Marques garantiu, na mesma entrevista ao Diário de Notícias, que o estudo de impacto ambiental para o novo aeroporto “ainda não” foi entregue ao Governo. “Está por dias ou semanas a entrega desse documento”, reconheceu.
Sobre qual a solução defendida pelo ministro, Pedro Marques apontou para o Montijo: “Mantenho o objetivo daquela utilização civil da base do Montijo. E de podermos iniciar algures no início de 2019 as obras nessa infraestrutura, o que significa que, algures no segundo semestre deste ano, temos de concluir as negociações com a ANA.” Assim, caso a intervenção no Montijo arranque em 2019, o aeroporto estará pronto “em 2021, para entrar em funções em 2022”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tem um SUV ou um crossover? Governo admite passar estes automóveis para classe 1 nas portagens
{{ noCommentsLabel }}