Ecofin aprova medidas para reduzir riscos da União Bancária
Os ministros das Finanças da UE alcançaram um acordo sobre um pacote de medidas para reduzir os riscos da União Bancária. Medidas que devem começar a ser adotadas em junho, diz Centeno.
Os ministros das Finanças da União Europeia, reunidos esta sexta-feira em Bruxelas, alcançaram um acordo sobre um pacote de medidas para reduzir os riscos da União Bancária, um dos elementos-chave do processo de conclusão da União Económica e Monetária. O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, garante que o mês de junho será decisivo na adoção destas medidas “bastante ambiciosas”.
“Estou muito feliz por anunciar que, após dezenas de noites sem dormir, muitas reuniões e discussões, chegámos finalmente a um acordo entre os Estados-membros. Esta era uma das grandes prioridades da presidência búlgara e estamos muito contentes por termos conseguido alcançar um acordo” sobre uma dos “marcos fundamentais para completar a União Económica e Monetária”, declarou o ministro das Finanças búlgaro, Vladislav Goranov, na conferência de imprensa após o Conselho Ecofin, ao qual presidiu.
Alcançado o acordo ao nível dos Estados-membros, depois de cerca de ano e meio de negociações – a Comissão Europeia apresentou a sua proposta em novembro de 2016 -, o Conselho de Ministros da Economia e Finanças da UE (Ecofin) espera agora que as negociações com o Parlamento Europeu tenham início o mais brevemente possível, com vista à rápida adoção do novo pacote.
“Sempre apontámos o mês de junho como um momento importante para avançarmos com o conjunto de medidas que sabemos ser bastante ambiciosas para completar a União Bancária e avançar com o aprofundamento da União Económica e Monetária”, afirmou ainda o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, em declarações à margem da reunião, transmitidas pela RTP3.
As propostas, que visam implementar as reformas acordadas a nível internacional na sequência da grande crise financeira de 2008, preveem que os bancos disponham de reservas de fundos suficientes para cobrir os riscos associados a empréstimos que venham a conceder e que possam tornar-se crédito malparado, através da alteração do regulamento sobre requisitos de fundos próprios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ecofin aprova medidas para reduzir riscos da União Bancária
{{ noCommentsLabel }}