Marcelo afirma que o que “é bom para Espanha corre bem para Portugal”
O Presidente da República não comentou a eleição de Pedro Sánchez como primeiro-ministro espanhol. Já António Costa desejou felicidades a Pedro Sánchez.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escusou-se esta sexta-feira a comentar a situação política em Espanha, afirmando apenas que “o que é bom para Espanha corre bem para Portugal”.
“Não vou comentar o Governo espanhol, aquilo que desejamos sempre em relação aos países amigos é que sejam países com sucesso”, disse o Chefe de Estado português esta manhã, à margem de uma visita ao Centro Hospitalar Conde Ferreira, no Porto.
Marcelo Rebelo de Sousa, referiu que Espanha, “mais do que um país amigo, é um país vizinho e um país irmão, e ainda por cima é parceiro na União Europeia, na Aliança Atlântica, na Organização Ibero-Americana”. “Estamos muito ligados. Tudo que corra bem para Espanha corre bem para Portugal”, disse.
Já o primeiro-ministro felicitou Pedro Sánchez, dizendo esperar que com o novo Governo espanhol as relações entre Portugal e Espanha “continuem a melhorar”, no seguimento dos projetos que os dois países têm em curso. “Quero desejar ao novo presidente do Governo, Pedro Sánchez, as maiores felicidades e que, com o seu Governo, as relações entre Portugal e Espanha continuem a melhorar e na senda que temos vindo a desenvolver”, disse.
Em declarações aos jornalistas, em Loulé, António Costa sublinhou a importância da continuidade dos projetos que unem os dois países “quer do ponto vista bilateral, quer no âmbito da União Europeia, em particular, o projeto das interconexões energéticas que são absolutamente fundamentais”.
O primeiro-ministro aproveitou ainda a ocasião para “enviar um abraço de muita amizade” a Mariano Rajoy, referindo que “foi um gosto trabalhar com ele novamente”, depois de já o ter feito há uns anos, quando ambos eram ministros. “Ao longo destes dois anos e meio foi um parceiro muito importante e queria agradecer a grande amizade que ele sempre revelou para com Portugal”, concluiu.
O Parlamento espanhol aprovou esta sexta-feira a moção de censura que afasta o Governo de direita liderado por Mariano Rajoy e ao mesmo tempo elegeu o novo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, líder do PSOE, que promoveu essa proposta. Mariano Rajoy esteve no poder durante seis anos e Pedro Sánchez irá tentar acabar a legislatura que termina em 2020.
(Notícia atualizada com as declarações do primiero-ministro)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo afirma que o que “é bom para Espanha corre bem para Portugal”
{{ noCommentsLabel }}