Marcas portuguesas mobiliário e decoração “atacam” mercado britânico
A deslocação a Londres, que, em média, custou 16 mil euros a cada uma das 31 associadas da AIMMP, comparticipados a 50% por fundos comunitários.
Dezenas de marcas portuguesas do setor do mobiliário e decoração voltam a participar este ano em eventos no âmbito Festival de Design de Londres que começa no sábado, para reforçar a presença no mercado britânico, apesar da aproximação do Brexit.
Na Decorex Internacional, feira que celebra a 40.ª edição entre 16 e 19 de setembro, vão expor 30 marcas portuguesas especialistas em mobiliário, iluminação e peças de decoração, entre as quais Boca Do Lobo, Corque Design, Duquesa & Malvada ou Luxxu.
Metade, como a Bateye, Defontes, Emotional Brands, Green Apple, Nuuk, Muranti, Nauu Design, OIA, Se7e e That Place, participa no âmbito da Associative Design, uma entidade criada pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) para promover o design português em feiras internacionais.
O foco do pavilhão de 250 metros quadrados da Associative Design na Decorex, que decorre em Syon Park e atrai anualmente 14.000 profissionais e artistas da área da decoração, é a oferta de luxo portuguesa para hotéis, escritórios e retalho.
“Este mercado é demasiado importante para as nossas exportações e tem vindo a crescer muito acima da média do crescimento das exportações do setor”, disse à agência Lusa o presidente, Vítor Poças.
Este mercado é demasiado importante para as nossas exportações e tem vindo a crescer muito acima da média do crescimento das exportações do setor.
A deslocação a Londres, que, em média, custou 16 mil euros a cada uma das 31 associadas da AIMMP, comparticipados a 50% por fundos comunitários, permite encontrar os seus clientes habituais e angariar novos clientes, incluindo de outras nacionalidades “tendo em conta o caráter universal destas mostras”.
Posteriormente, a Associative Design participa na London Design Fair, entre 20 a 23 de setembro, onde serão postas em evidência recursos nacionais como a cortiça, madeira e mármore, em peças para a sala de estar, sala de jantar, cozinha e escritório.
No espaço de 150 metros quadrados dedicado à sustentabilidade através do uso de matérias-primas naturais, a Associative Design terá 16 marcas, entre as quais a Furnature, Johema, Magna Natura, Mokki Design, OIA, Salma Furniture e Wewood.
Na Decorex e na 100% Design, outro evento do Festival do Design que terá lugar entre 19 e 23 de setembro, vão estar também 13 associadas da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), entre as quais Tapeçarias Ferreira de Sá, Koket, Urbanmint (Munna), Candibambu, Memoir, Pombo, Materflora, Duistt, Covet, ou Candeeiros Castro.
A comitiva aumentou “dado o grau de satisfação dos expositores presentes na edição anterior pela qualidade dos visitantes e das relações comerciais geradas. Estamos perante eventos de pequena dimensão, mas capaz de comunicar com todo o mercado do Reino Unido”, adiantou Ana Barros, responsável do departamento de marketing. Na 100% Design vão estar, a título individual, as portuguesas Bow & Arrow e Homel.
O diretor da AICEP Portugal Global em Londres, Rui Boavista Marques, refere que esta “ofensiva comercial”, que já se repete há três anos, tem ajudado as empresas portuguesas a consolidar e aumentar a presença no mercado britânico.
“As exportações, mesmo num contexto de elevada incerteza provocada pelo Brexit, têm vindo a aumentar consistentemente. Se nos focarmos nas três principais categorias, mobiliário, cerâmicas decorativas e iluminação, todas têm vindo a crescer e algumas em valores de duplos dígitos”, enfatizou.
Em 2017, segundo as estatísticas oficiais, estes setores representaram exportações para o Reino Unido no valor de 90,7 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcas portuguesas mobiliário e decoração “atacam” mercado britânico
{{ noCommentsLabel }}