S&P sobe rating do BCP em um nível. Continua em “lixo”, mas passou para “BB”
A agência de notação financeira reviu em alta a notação atribuída ao banco liderado por Miguel Maya. Elevou o rating de BB- para BB, mantendo com uma classificação de "lixo".
A Standard & Poor’s (S&P) reviu em alta a notação atribuída ao banco liderado por Miguel Maya. Elevou o rating do BCP para “BB”, uma melhoria da classificação em um nível que, contudo, continua a ser de “lixo”. O rating dos restantes bancos do sistema foi reiterado, com Totta e BPI a apresentarem as melhores notas.
A agência norte-americana explica a revisão em alta da classificação com a melhoria da perspetiva que tem sobre as instituições financeiras nacionais. “Os bancos portugueses estão a fazer progressos, apresentando resultados positivos após seis anos de prejuízos. Esperamos que esta tendência continue”, diz a S&P.
Além da recuperação dos resultados, a contribuir para a subida do rating do BCP estão os desenvolvimentos em torno do Novo Banco. “À medida que regressa a mãos privadas, o Novo Banco vai acelerar a sua reestruturação e, gradualmente, voltar ao normal”, diz a agência, acrescentando que tal irá “melhorar o cenário de concorrência” no mercado nacional.
"Os bancos portugueses estão a fazer progressos, apresentando resultados positivos após seis anos de prejuízos. Esperamos que esta tendência continue.”
Perante estas melhorias, a notação do BCP subiu para “BB”, passando a perspetiva de “positiva” para “estável”, o que indica que a S&P não irá rever em breve o rating do banco. Ou seja, ainda vai demorar até que o BCP passe a ter uma classificação de qualidade de investimento.
Ao mesmo tempo que melhorou a notação do banco liderado por Miguel Maya, reiterou as classificações de outros bancos, nomeadamente do Totta e do BPI, de “BBB-“, para ambos. “Também reiteramos a nossa classificação de ‘BB-‘ para o Haitong Bank, com o outlook ‘estável'”, remata.
(Notícia atualizada às 17h09 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
S&P sobe rating do BCP em um nível. Continua em “lixo”, mas passou para “BB”
{{ noCommentsLabel }}