Portuguesa Aptoide ganha processo contra a gigante Google
Depois de ter apresentado queixa contra a tecnológica em 2014, a startup portuguesa vê os tribunais portugueses darem-lhe razão.
Numa luta entre David e Golias, foi David o vencedor. Na vida real, a empresa portuguesa Aptoide levou a melhor sobre a Google, depois de ter apresentado queixa contra a gigante tecnológica, acusando-a de concorrência desleal no mercado das aplicações para Android. Os tribunais portugueses deram razão à startup e, nas próximas semanas, a Aptoide prepara-se para exigir à gigante norte-americana uma indemnização, avança a Reuters.
Foi há quatro anos que a loja de aplicações nacional apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra a Google, explicando que esta estava a “minar sistematicamente” a ligação entre a Aptoide e os seus utilizadores, nomeadamente através da suspensão da app da Google Play Store, lê-se no blog da startup.
Agora, os tribunais portugueses decidiram esta segunda-feira a favor da Aptoide, decretando que a Google vai ter que impedir a remoção da aplicação da Google Play Store. A startup vai exigir à gigante tecnológica uma indeminização pelos danos causados, que incluem ainda a perda de mais de dois milhões de utilizadores.
“Para nós isto é uma vitória decisiva. A Google tem sido um concorrente feroz, abusando da sua posição dominante no Android para eliminar os concorrentes da App Store. A inovação é a razão da nossa base de 200 milhões de utilizadores”, refere Paulo Trezentos
“A decisão do tribunal é um sinal para as startups de todo o mundo: se tivermos a razão do nosso lado, não podemos ter medo de desafiar a Google“, diz o CEO da Aptoide, citado pela Reuters.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portuguesa Aptoide ganha processo contra a gigante Google
{{ noCommentsLabel }}