Reino Unido pode suspender Brexit unilateralmente, de acordo com decisão judicial preliminar
Advogado-geral do Tribunal de Justiça Europeu emite parecer no qual diz que o Brexit pode ser suspenso de forma unilateral até o processo de saída estar concluído.
O Reino Unido pode suspender unilateralmente o artigo 50º do Tratado de Lisboa até o processo de saída estar completo. Quem o diz é o advogado-geral do Tribunal de Justiça Europeu (TJE), num parecer divulgado esta terça-feira e que vem aumentar a esperança entre os britânicos pró-Europa. A conclusão animou a bolsa de Londres: a libra está a valorizar sobretudo face ao dólar, cotando nos 1,2803 dólares, uma subida de 0,68%. Face ao euro, subiu 0,2% para um máximo de 1,1226 euros.
“A possibilidade continua a existir até que o acordo de retirada seja formalmente concluído, sempre que a revogação tenha sido decidida de acordo com as regras do Estado-membro, comunique-se formalmente ao Conselho Europeu e não suponha uma prática abusiva, assegura o advogado-geral do TJE, Manuel Campos Sanchez-Bordona. A avaliação do advogado-geral ainda tem de ser aceite pelos juízes do Tribunal de Justiça Europeu, que normalmente são acatadas.
As tentativas da primeira-ministra, Theresa May, para convencer os críticos do seu partido Conservador a aprovarem o acordo de saída da União Europeia são vistas pelos investidores como cada vez mais preocupantes.
Já em novembro do ano passado o relator do artigo 50º, o inglês e antigo representante diplomático do Reino Unido na UE, John Kerr, considerou que o Governo britânico pode parar o processo de forma unilateral, a qualquer momento, até à saída. “Enquanto as conversações para o divórcio se realizam, as partes continuam casadas. Podemos mudar de ideia em qualquer altura”, frisou.
O debate sobre o acordo que o Governo britânico negociou para a saída do país da União Europeia tem início esta terça-feira. Vai ser o primeiro de cinco dias de debate, que vai culminar com a votação a 11 de dezembro. O risco de chumbo na Câmara dos Comuns é elevado, visto que há diversas críticas da oposição, mas também de dezenas de deputados do partido Conservador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido pode suspender Brexit unilateralmente, de acordo com decisão judicial preliminar
{{ noCommentsLabel }}