“Eu não respeito a SEC”, diz Elon Musk após multa de 20 milhões de dólares

Elon Musk diz que não respeita a SEC, a autoridade que o multou em 20 milhões de dólares por causa de um tweet. Reportagem mostra ainda como a Tesla criou uma linha de montagem do Model 3 numa tenda.

Um mês depois de ser multado em 20 milhões de dólares por ter dado informações falsas aos investidores, Elon Musk ainda tem uma palavra a dar ao supervisor norte-americano dos mercados de capitais. “Eu quero ser claro: não respeito a SEC” (a congénere da CMVM nos EUA), disse o presidente executivo de empresas como a Tesla TSLA 0,00% e a SpaceX.

O polémico gestor volta a causar polémica, devido à postura pouco ortodoxa e às declarações ousadas numa entrevista exclusiva ao 60 Minutes, da CBS News, pouco depois de concluído um processo que o obrigou a pagar 20 milhões de euros e que condenou ainda a Tesla a um pagamento no mesmo valor. Depois de ter publicado no Twitter que tinha assegurado o capital para retirar a fabricante automóvel da bolsa, informação que se revelou falsa, Elon Musk foi ainda obrigado a abdicar do cargo de chairman da empresa.

Na entrevista, transmitida este domingo, Lesley Stahl pergunta ao gestor se, ainda assim, está a cumprir o acordo fechado com a SEC ao abrigo deste processo. Musk responde que sim, mas apenas por “respeito ao sistema judicial”. Garantiu ainda que, mesmo depois da acusação da SEC, ninguém na Tesla verifica os tweets que escreve antes de serem publicados, por uma questão de “liberdade de expressão”.

Sobre a possibilidade de voltar a publicar um tweet que se revele prejudicial para a empresa, o presidente executivo da Tesla acrescentou que “qualquer pessoa está sujeita ao erro”. Desconsiderou ainda as informações de que a nova chairwoman da empresa, a australiana Robyn Denholm, foi posta no cargo com a missão de supervisionar e conter o comportamento de Elon Musk.

A reportagem exclusiva do 60 Minutes no universo da Tesla revela também que a marca criou uma nova linha de produção do Model 3 no interior de uma tenda montada no parque de estacionamento da empresa, o que permitiu à fabricante aumentar a produção em 50%, de acordo com a CBS News. O Model 3 deverá chegar a Portugal em fevereiro.

Outro dos pontos quentes abordados no 60 Minutes foi as alegadas más condições de trabalho nas fábricas da empresa. As acusações foram totalmente rejeitadas pelo gestor, que argumentou que, na altura a que dizem respeito, ele próprio “vivia” na fábrica.

Elon Musk é conhecido pelos extensos horários de trabalho durante a semana e por estabelecer prazos apertados que, muitas vezes, se revelaram irrealistas. Mas, a par das polémicas e dos escândalos em que se vê envolvido, criou várias empresas que desafiaram os limites da tecnologia moderna.

Evolução das ações da Tesla em Wall Street

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Eu não respeito a SEC”, diz Elon Musk após multa de 20 milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião