Seis em cada dez alunos não chegam ao ensino superior
Em Portugal há mais estudantes no 12.º ano do que nos parceiros da OCDE mas apenas quatro em cada dez seguem para o ensino superior, número aquém da média internacional.
Apenas quatro em cada dez alunos portugueses no secundário seguem para o ensino superior. O número fica aquém da média internacional, escrevem esta segunda-feira o Público (acesso condicionado) e o Diário de Notícias (acesso condicionado), justificando a entrada no mercado de trabalho sem passar pela universidade com o modelo dos cursos profissionais e a pouca diversidade de ofertas do superior.
Poucos países do mundo têm uma diferença tão grande entre os alunos inscritos no ensino secundário e o que optam, depois, por um curso no ensino superior como Portugal. Mais de metade dos estudantes de 20 anos não está a estudar e, para os atrair, será necessário o país fazer alterações nas formas de acesso e na própria oferta formativa, alerta Cláudia Sarrico, especialista da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seis em cada dez alunos não chegam ao ensino superior
{{ noCommentsLabel }}