Depois do pódio, Mercedes carrega baterias para acelerar vendas
A Mercedes viveu o "melhor ano de sempre em Portugal". Ficou em terceiro nas vendas, apostando agora na electrificação para acelerar no novo ano.
Renault, Peugeot e… a Volkswagen caiu a pique no ranking das vendas de automóveis no mercado nacional. A Mercedes aproveitou para acelerar rumo ao pódio naquele que foi o “melhor ano de sempre em Portugal”. Vendeu quase 16.500 veículos, mas quer mais. E, para isso, vai carregar de baterias muitos modelos da marca da estrela.
“Tivemos um crescimento de 1,2%” em termos de vendas, notou Pierre-Emmanuel Chartier, diretor geral da Mercedes Portugal. “Foi o melhor ano de sempre”, que levou a marca para terceiro lugar no ranking das vendas, alcançando 7,2% de quota de mercado. A Smart, detida pela fabricante alemã, também cresceu, sendo de destacar que a quota de mercado de 1,4% que se traduziu no “melhor desempenho do mundo”.
“Estamos muito orgulhosos” dos resultados alcançados no ano passado, salientou o diretor da marca em Portugal. O Classe A dominou as vendas, representando 35% do total, seguido dos CLA, GLA e do B, que será a primeira renovação em 2019. Estes modelos representaram 20% das vendas.
O Classe S, o topo de gama da fabricante, teve um peso bem menos expressivo, bem como os AMG, a marca mais desportiva. Contudo, os AMG registaram um forte crescimento: 36%, para um total de 205 unidades comercializadas. “Foi o melhor ano de sempre da AMG”, sublinhou Nuno Mendonça, diretor de vendas e marketing da Mercedes Portugal.
Híbridos Plug-in vão dominar. Principalmente a diesel
As vendas cresceram, muito suportadas no gasóleo, nomeadamente com o bloco de pequenas dimensões que a marca tem no Classe A, uma pareceria com a Renault. O diesel continuará a ser aposta da Mercedes com um novo 2.0 de 190 e 194 CV, mas com muito menores emissões. Mas a eletrificação vai ganhar espaço na gama da Mercedes.
Num ano em que a marca vai “lançar 12 produtos”, como salientou o Pierre-Emmanuel Chartier, com nove novos modelos e três facelifts, a Mercedes prepara-se para equipar 13 modelos com variantes Plug-in, sendo cinco delas a gasóleo — diesel pesou 93% nas vendas da Mercedes. “Somos a única marca do segmento co. híbridos a diesel”, destacou Nuno Mendonça, acreditando que 10% das vendas de 2019 será híbrida, a gasóleo.
A eletrificação vai chegar a todas as gamas, com o C e o E a passarem a apresentar motorizações com mais de 300 CV e emissões de CO2 que se vão ficar pelos 38 a 41 gramas por quilómetro. No caso do Classe A, apenas haverá em 2019 no motor a gasolina, com o A250e que chegará ao mercado em setembro.
EQC, a marca elétrica chega no meio do ano
A eletrificação atinge o expoente na fabricante alemã com a introdução do seu primeiro modelo totalmente elétrico, que surge ao mesmo tempo que a nova marca, a EQC. E a estreia será feita com um SUV, o EQC 400.
O EQC é um SUV com 408 cv e 400 quilómetros de autonomia, pretendendo ser a “referência” no segmento, salienta o diretor-geral da marca em Portugal. A dúvida é, ainda, o preço a que este novo modelo será colocado no mercado.
Enquanto a Mercedes lança o EQC, totalmente elétrico, a Smart pretende passar a ser totalmente elétrica. “A Smart vai ser em 2020 a ser totalmente elétrica”, revelou o responsável pela marca, Bernardo Villa, salientando que “2019 vai ser o último ano de vendas de carros com motores a combustão” para a marca de modelos citadinos.
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