Costa: “Este é o momento para nos preparamos para o ciclo seguinte” na economia
O primeiro-ministro diz que " hoje a UE está a crescer, está a desenvolver e a criar emprego mas sabemos que este trajeto de recuperação económica não é imparável".
António Costa vê o fim de um ciclo económico. Em Chipre, na cimeira dos países do sul da Europa, o primeiro-ministro português salientou que “a economia tem ciclos e devemos saber que é este o momento para nos prepararmos para o ciclo seguinte”. Nesse sentido, alertou para a urgência de concluir “aquilo que iniciamos da reforma da Zona Euro”.
O primeiro-ministro salientou que “hoje a UE está a crescer, está a desenvolver e a criar emprego mas sabemos que este trajeto de recuperação económica não é imparável”, alertando para o tal fim de ciclo.
“Felizmente a Europa está hoje muito melhor preparada do que estava em 2008, mas há que concluir a União Bancária”. afirmou o líder do executivo português.
Para Costa é necessário que “em junho se discuta o projeto concreto da criação de um Orçamento da Zona Euro para a competitividade e a convergência”.
O primeiro-ministro deixou ainda o alerta: “há que desenvolver e concluir os debates sobre um mecanismos de estabilização da Zona Euro centrado num mecanismo seguro sobre o emprego. Este foi aliás foi um mandato muito claro dado ao Eurogrupo, no último conselho de dezembro, com um calendário preciso e que deve ser respeitado e todos devemos trabalhar para o seu sucesso”.
O primeiro-ministro anunciou ainda que o tema principal da presidência portuguesa da União Europeia em 2021, vai ser o das relações entre a Europa e o continente africano. Costa considera essencial a existência de solidariedade na regulação dos fluxos migratórios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa: “Este é o momento para nos preparamos para o ciclo seguinte” na economia
{{ noCommentsLabel }}