Procuraram-no à porta de casa em nome da ERSE? É fraude
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lançou um alerta aos consumidores onde lembra que não vende energia, nem os procura em casa.
Alguém o procurou à porta de casa, se identificou como colaborador da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e lhe pediu para mostrar a fatura de eletricidade, gás natural ou mesmo os dados pessoais com a promessa de baixar o valor da fatura a pagar? Trata-se de fraude, alerta o regulador.
O aviso parte da própria ERSE que, ainda esta sexta-feira, voltou a emitir um comunicado para chamar a atenção para a “angariação de clientes de forma abusiva”.
A entidade reguladora avisa que não vende energia, nem procura os consumidores em casa para analisar contadores ou faturas recebidas, lembrando que “é uma entidade pública e só comunica diretamente com os consumidores que antes a tenham contactado”.
No entanto, para o caso de ser abordado nestas circunstâncias, a ERSE deixa duas principais recomendações: a primeira é exigir um documento de identificação com fotografia da pessoa que o abordar; a segunda é não revelar qualquer dado pessoal.
A entidade reguladora esclarece que o aviso pretende sugerir aos consumidores a melhor forma de agirem quando confrontados com situações de fraude. Uma iniciativa que, explica o regulador, se insere nas “funções da ERSE, designadamente de monitorização e supervisão dos mercados de energia”.
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