Coletes amarelos azedam relações entre França e Itália
Paris chamou o embaixador francês em Roma, depois de "declarações ultrajantes" do Governo italiano. Encontro com Coletes Amarelos foi a gota de água.
Azedaram as relações diplomáticas entre França e Itália. “Declarações ultrajantes”, “ataques sem fundamento” e “acusações repetidas” por parte do Governo italiano levaram Paris a chamar o embaixador francês em Roma.
Num comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, França considera que “as últimas ingerências constituem uma provocação suplementar e inaceitável, violam o respeito devido à escolha democrática feita por um povo amigo e aliado e violam o respeito devido entre dois governos democrática e livremente eleitos”.
Tweet from @francediplo
No mesmo documento, pode ler-se ainda que “a campanha para as eleições europeias não chega para justificar a falta de respeito por cada povo ou pela sua democracia“.
O encontro, na terça-feira, entre o vice-primeiro ministro italiano e líder do movimento antissistema cinco estrelas, Luigi Di Maio, e os representantes da lista dos coletes amarelos ao Parlamento Europeu não caiu bem em Paris.
A gota de água foram as declarações no final da reunião em que tanto o vice primeiro-ministro, Di Maio, como o ministro do Interior italiano e líder do partido de extrema-direita Liga, Matteo Salvini, lançaram fortes críticas ao Governo francês. Salvini chegou a admitir esperar que França se livre de um “muito mau Presidente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Coletes amarelos azedam relações entre França e Itália
{{ noCommentsLabel }}