5 coisas que vão marcar o dia

Bicicletas da Uber chegam a Lisboa. Mário Centeno reúne com o homólogo alemão das Finanças. INE publica vários dados económicos. Pharol e Impresa apresentam resultados.

Mário Centeno reúne esta quinta-feira com o ministro das Finanças da Alemanha. No plano económico, o INE publica vários dados, tais como a variação homóloga da inflação e a evolução da taxa de desemprego. No campo das empresas, a Uber lança hoje o serviço de bicicletas elétricas Jump Bikes em Lisboa. E a Pharol e a Impresa apresentam resultados.

Centeno reúne com vice-chanceler alemão

O ministro das Finanças, Mário Centeno, na qualidade de presidente do Eurogrupo, reúne hoje à tarde com o homólogo alemão e vice-chanceler, OlafScholz. Em cima da mesa estarão questões sobre o Orçamento da Zona Euro, e as reformas em curso com vista ao reforço da moeda única. O encontro de trabalho terá lugar no Forte de São Julião da Barra. Estão previstas declarações conjuntas pelas 20h00. O também presidente do Eurogrupo deverá ainda jantar com o ministro das Finanças da Alemanha.

INE publica inflação, contas nacionais e taxa de desemprego

O INE publica hoje a estimativa rápida da inflação em Portugal relativa a fevereiro. A divulgação está prevista para as 9h30. Em janeiro, a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor fixou-se em 0,5%, uma desaceleração de 0,2 pontos percentuais em relação a dezembro de 2018. O INE também vai publicar as contas nacionais do quarto trimestre do ano passado, o que dará o detalhe sobre as componentes do PIB que levaram a um crescimento de 2,1%, menos do que no ano anterior e abaixo das previsões do Governo. Ainda assim, Portugal conseguiu no último trimestre do ano passado voltar a convergir com a média europeia. Uma convergência que já se verifica há nove trimestres consecutivos. O INE avança também divulgar dados sobre o mercado de trabalho. A estimativa provisória de dezembro apontava para uma subida do desemprego para 6,7%. Este valor vai ser confirmado ou revisto hoje, mas o INE também vai avançar a sua estimativa para os valores de janeiro. O mesmo se passará relativamente os dados do emprego.

Pharol apresenta resultados de um ano atribulado

A Pharol vai apresentar os resultados de 2018 esta quinta-feira. A empresa liderada por Luís Palha da Silva acumulava um prejuízo de 2,8 milhões de euros no final de junho, que justificou com os custos operacionais recorrentes. Em 2017, acumulou perdas de quase 807 milhões de euros. Já em janiero deste ano, a antiga holding da Portugal Telecom revelou ter participado no aumento de capital da Oi, executado ao abrigo de um complexo plano de recuperação judicial. Ficou com 5,51% da maior operadora do Brasil, da qual já foi a maior acionista.

Impresa revela números em plena guerra de audiências

A Impresa também divulga os resultados de 2018 esta quinta-feira. Mas os números vão ter um sabor especial: serão apresentados em plena guerra de audiências entre a SIC e a TVI, que é detida pela concorrente Media Capital. Está marcada uma apresentação com o presidente executivo, Francisco Pedro Balsemão, que poderá avançar novos detalhes sobre a contratação da apresentadora Cristina Ferreira, cujo novo programa na SIC tem atingido a liderança de audiências no horário das manhãs em dias úteis.

Bicicletas da Uber chegam a Lisboa

A Jump Bikes, uma empresa detida pela Uber, começa a operar em Lisboa esta quinta-feira. A informação não é oficial, mas foi confirmada pelo ECO junto de fontes do mercado. Há um “evento de mobilidade” marcado para as 14h na Pousada de Lisboa, onde a Uber vai anunciar a chegada das bicicletas elétricas vermelhas à capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião