Empresário Nelson Tanure reforça na Pharol

O fundo Adar Capital Partners deixou de ser o principal acionista da Pharol, tendo reduzido a posição comprada no ano passado. Simultaneamente, Nelson Tanure e High Bridge reforçaram a posição.

A estrutura acionista conhecida da Pharol PHR 0,83% voltou a mudar. A High Bridge e o empresário brasileiro Nelson Tanure têm agora controlo reforçado sobre a empresa portuguesa, ao mesmo tempo que o fundo Adar Capital Partners vendeu parte da posição adquirida em maio do ano passado, deixando de ser o maior acionista da empresa liderada por Luís Palha da Silva.

Estas informações fazem parte de três comunicados enviados à CMVM esta terça-feira, que mostram como estas empresas venderam ou compraram ações da Pharol no passado dia 8 de março. Na base das operações terá estado a alienação de parte da posição de 10,29% do fundo Adar Capital Partners. O fundo controla agora 4,8% dos direitos de voto, através de instrumentos financeiros.

Ao mesmo tempo, o conhecido empresário brasileiro Nelson Tanure, que também é administrador da Pharol, reforçou a posição na empresa através da sociedade Blackhill Holding Limited. Esta holding, com sede em Malta, que detinha 4,83% da Pharol, controla agora 6,31% do capital da empresa portuguesa.

A Pharol comunicou ainda ao mercado uma terceira operação de reforço: a High Bridge Unipessoal — que, em 2017, comprou os 6,17% que o BCP mantinha na antiga holding da Portugal Telecom — controla agora 9,99% da cotada portuguesa. Torna-se a segunda maior acionista da Pharol, ficando apenas atrás da Telemar Norte Leste, que detém 10%.

A antiga holding da Portugal Telecom, que já foi a principal acionista da brasileira Oi, ainda controla 5,51% na operadora, sendo este o seu principal ativo. As três operações comunicadas esta terça-feira ao mercado surgem numa altura em que o plano de recuperação judicial da Oi entra na reta final e a operadora tenta mudar o foco, das contas para o desempenho operacional.

Evolução das ações da Pharol na bolsa de Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresário Nelson Tanure reforça na Pharol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião