São João no Porto obriga a cortes no trânsito. Mas há alternativas
É fim-de-semana de festa no Porto. Mas a noite de maior movimento é no domingo. Haverá alterações na circulação já a partir de sexta-feira.
Centenas de balões vão voar pelos céus do Porto este fim de semana. O São João enche a zona ribeirinha da cidade de música, fogo de artificio, martelinhos e alho-porro. Contudo, a noite mais movimentada do ano obriga a que haja cortes na circulação de automóveis. Veja o mapa para descobrir por onde não pode passar:
Há alternativas?
Há. A rede de transportes do Porto está preparada para a festa.
Como já aconteceu em anos anteriores, também os autocarros vão circular de forma diferente. A STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) assegura o transporte de ida e de regresso a casa. Mas, atenção, as paragens na Cordoaria, Trindade, Praça da Liberdade, Batalha, Praça D. João I, Carmo, Aliados, e as paragens de acesso à Avenida da República e pontes D. Luís e Intante, estão desativadas. As demais continuam a funcionar normalmente, quer durante o dia como de madrugada.
Algumas rotas serão mesmo substituídas em horário noturno. É o caso dos elétricos, que deixam de circular a partir das 18h00, e da linha 500, 904 e 11M. Para esses transtornos, a STCP disponibiliza alternativas.
O mesmo acontece se preferir deslocar-se de comboio. Da noite de 23 para 24 de junho, a CP reforça o serviço urbano do Porto. Para voltar para casa há horários alargados a partir da estação de comboios de São Bento. Se vai em direção a Aveiro tem transporte até às 6h55 da manhã. A linha de Guimarães vai ter viaturas a circular até às 7h20, e para Braga o último comboio parte às 7h45. Já os utilizadores da linha urbana do Marco de Canaveses, só podem ir até Caíde e o último comboio arranja às 7h40.
O Metro do Porto vai funcionar durante toda a noite, exceto na linha violeta, que faz a ligação ao aeroporto. A circulação das carruagens na ponte D. Luís I está interrompida, mas o Metro disponibiliza autocarros que fazem a ligação entre a estação de São Bento e o Jardim do Morro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
São João no Porto obriga a cortes no trânsito. Mas há alternativas
{{ noCommentsLabel }}