Trump é o primeiro presidente dos EUA a entrar na Coreia do Norte
Este foi o terceiro encontro entre Trump e Kim Jong-un no espaço de ano e meio e a primeira vez que um presidente dos EUA pisou o território norte-coreano.
O Presidente dos Estados Unidos pisou esta manhã solo da Coreia do Norte. Depois de se encontrar com o ditador norte-coreano, na zona desmilitarizada, Donald Trump cruzou a linha de demarcação militar, na companhia do presidente norte-coreano Kim Jong-un tornando-se no primeiro presidente americano a pisar solo da Coreia do Norte.
“É um grande dia para o mundo”, afirmou Donald Trump, depois de ter cumprimentado a Kim Jong-un, pelas 15h50 locais (07h50 em Lisboa), reconhecendo que “foi feita história”.
“Passar esta linha é uma grande honra, grandes progressos foram alcançados, grandes amizades foram feitas e esta tem sido, em particular, uma grande amizade”, sublinhou o presidente dos EUA, naquele que foi o terceiro encontro entre os dois líderes em apenas um ano.
Para o líder norte-coreano este é um “novo presente” nas relações entre os dois países. Considerando que os passos de Trump são a “expressão da sua disposição” em trabalhar na direção de um novo relacionamento, Kim Jong-un afirmou que seria uma grande honra que Trump visitasse a capital norte-coreana, Pyongyang. Já Trump convidou o presidente norte-coreano a visitar a Casa Branca.
Os dois líderes regressaram momentos depois a território sul-coreano, onde ambos se iriam encontrar com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.
Donald Trump tinha anunciado no Twitter, no sábado, a intenção de se encontrar com Kim Jong-un na zona desmilitarizada. Mas a visita a solo norte-coreano apanhou todos de surpresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump é o primeiro presidente dos EUA a entrar na Coreia do Norte
{{ noCommentsLabel }}