Irão captura petroleiro britânico e volta a fazer subir tensões no mercado petrolífero
Governo de Londres procura “informação urgente” sobre “incidente” com petroleiro britânico no estreito de Ormuz. Preços do barril da matéria-prima subiram nos mercados internacionais.
O Governo britânico indicou que “procura urgentemente mais informação” sobre um “incidente” no Golfo Pérsico após o Irão ter anunciado esta sexta-feira a captura de um petroleiro britânico. “Estamos a avaliar a situação”, declarou um porta-voz do Executivo.
A companhia de navegação Stena Bulk informou em comunicado ter perdido o contacto com um dos seus navios, do qual se aproximaram “pequenas embarcações não identificadas e um helicóptero”. A companhia deixou de comunicar com os 23 membros da tripulação do “Stena Impero” às 16h00 em Lisboa, quando a embarcação cruzava o estreito de Ormuz “em águas internacionais”.
“Atualmente não podemos contactar com a embarcação, que se dirige para norte, em direção ao Irão”, afirmou a Stena Bulk, que disse não possuir informações sobre eventuais feridos no incidente. A prioridade do dono da embarcação, Stena Bulk, como do operador do barco, Northern Marine, é a segurança e o bem-estar da tripulação”, acrescenta o comunicado.
Os Guardas da Revolução iranianos anunciaram que “confiscaram” um petroleiro britânico, no estreito de Ormuz. O navio foi apresado pela força naval dos Guardas, a força de elite da República Islâmica, por “não respeito do código marítimo internacional”, “a pedido da Autoridade portuária e marítima da província de Hormozgan”, indica um comunicado divulgado no Sepahnews, a página da Internet dos Guardas da Revolução.
Este é mais um episódio de tensão no estreito de Ormuz, que têm pressionado o mercado petrolífero e contribuiu para a subida das cotações da matéria-prima. Os EUA também asseguraram esta sexta-feira que abateram um drone iraniano, no estreito de Ormuz, o que as autoridades de Teerão negam.
O preço do barril de petróleo Brent para entrega em setembro terminou a sessão desta sexta-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 0,89%, para os 62,49 dólares. O crude do mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 55 cêntimos acima dos 61,94 dólares com que encerrou as transações na quinta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Irão captura petroleiro britânico e volta a fazer subir tensões no mercado petrolífero
{{ noCommentsLabel }}