Bruxelas planeia fundo soberano com 100 mil milhões. Quer competir com gigantes da China e EUA
Os planos poderão avançar já em novembro, quando a próxima presidente da Comissão Europeia entrar em funções. Fundo poderá investir em ações, para ajudar a impulsionar as empresas europeias.
A Comissão Europeia estará a preparar a criação de um fundo soberano com 100 mil milhões de euros. A proposta, a que o Politico (acesso condicionado e conteúdo em inglês) teve acesso, terá como objetivo competir com gigantes norte-americanos e chineses como a Google, Apple ou Alibaba.
O European Future Fund será incluído na agenda da próxima presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cujo mandato começa a 1 de novembro. O projeto tem como finalidade dotar a Europa de instrumentos de defesa face às medidas protecionistas de Washington e Beijing. Por outro lado, pretende usar dinheiro público para impulsionar o desenvolvimento de gigantes da União Europeia (UE).
“A emergência e liderança de concorrentes privados de fora da UE, com meios financeiros sem precedentes, tem potencial de anular as dinâmicas existentes de inovação e a posição industrial da indústria da UE em determinados setores”, pode ler-se no documento, citado pelo Politico.
Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft, Baidu, Alibaba e Tencent estão entre as empresas que são identificadas como concorrentes pela Comissão, que sublinha: “A Europa não tem empresas assim”.
A ser criado, o fundo começará por ser dotado com verbas provenientes do orçamento da UE para depois angariar, pelo menos, 100 mil milhões de euros em financiamento público e privado. Ao contrário de outros fundos geridos pelo bloco, este irá investir diretamente no mercado acionista.
Operacionalmente, o “fundo teria um foco de longo prazo e com base em ações, com um modelo orientado para o negócios e lucros”, refere a proposta, acrescentando que “isso permitiria ao fundo cumprir os objetivos estratégicos de apoiar campeões europeus, enquanto mantém a estabilidade financeira”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas planeia fundo soberano com 100 mil milhões. Quer competir com gigantes da China e EUA
{{ noCommentsLabel }}