Tem 18 anos e quer viajar à borla pela Europa? Candidaturas ao programa #DiscoverEU já arrancaram
Os jovens selecionados podem viajar sozinhos ou acompanhados ou num grupo máximo de cinco pessoas durante um mês pela Europa. As candidaturas terminam a 28 de novembro.
A União Europeia (UE) abriu esta quinta-feira um novo período de candidaturas para que 20 mil jovens de 18 anos possam viajar gratuitamente pela Europa. A iniciativa pretende que os jovens tirem “partido da liberdade de circulação em toda a União Europeia”, aprofundem “conhecimentos sobre o património cultural e a história europeus” e conheçam “pessoas de toda o continente”, lê-se no site da DiscoverEU.
As candidaturas terminam dentro de 20 dias, a 28 de novembro. Para serem um dos contemplados, além de terem 18 anos e serem cidadãos de Estados-membros da UE, os jovens têm que submeter a sua candidatura no Portal Europeu da Juventude. Depois, um comité de avaliação vai decidir quem sãos os sortudos que irão partir à descoberta da Europa entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020. Os candidatos serão informados em janeiro de 2020.
Os jovens selecionados podem viajar a título individual ou em grupo com o máximo de cinco pessoas. Por norma, o transporte utilizado será o comboio, em regime InterRail, mas também há outras modalidades, como o ferry, autocarro ou, “em casos excecionais” e sem não houver alternativa, o avião (como é o caso de jovens da Madeira e dos Açores), refere o regulamento do programa. Cada passe atribuído tem validade de um mês, e cada beneficiário pode escolher um passe flexível ou fixo.
Esta iniciativa permite ainda aos jovens participarem em eventos organizados durante a viagem e receber um diário, onde podem registar as suas experiências.
O programa DiscoverEU é uma iniciativa do Parlamento Europeu e foi criado em 2018. A UE garante que nas três rondas de candidaturas foram atribuídos 50 mil passes de viagens, que envolveram perto de 275 mil candidaturas. França e Itália são os países onde há maior número de candidatos. O orçamento previsto para 2020 deverá rondar os 25 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tem 18 anos e quer viajar à borla pela Europa? Candidaturas ao programa #DiscoverEU já arrancaram
{{ noCommentsLabel }}