Primeira fase de acordo entre EUA e China “pode acontecer em breve”, diz Trump
O presidente norte-americano indica que as negociações com a China estão a avançar, e que a "fase um" do acordo comercial pode estar para breve.
Numa altura em que paira a incerteza em relação às negociações entre os Estados Unidos e a China, Donald Trump garante que a primeira fase de acordo comercial “pode estar para breve”. Ainda assim, o presidente norte-americano não deixa de ressalvar que só aceita se for um bom negócio.
A China “está cheia de vontade de fazer um acordo, nós é que estamos a decidir se queremos ou não”, adiantou Trump, num discurso transmitido pelas televisões norte-americanas. O líder reiterou que estão “próximos, um acordo significativo para a “fase um” pode acontecer em breve”, garantiu.
Depois de um anúncio da China de que as potências iriam reduzir progressivamente as tarifas adicionais sobre os bens importados, o presidente norte-americano reiterou que ainda não tinha concordado com tal medida. Trump disse depois que as negociações estavam a avançar mais devagar do que o desejado, os receios de que a disputa comercial se prolongasse aumentaram.
Apesar de assegurar que estava próximo, Trump voltou a reiterar que os EUA só aceitam “um acordo que seja bom”, já que, para o líder norte-americano, “desde a entrada da China na Organização Mundial do Comércio em 2001, ninguém manipulou melhor ou se aproveitou mais dos Estados Unidos”.
“Não direi a palavra ‘enganou’, mas ninguém enganou melhor do que a China, vou dizer isso off the record” atirou. Ainda assim, Trump não coloca a culpa na China, mas sim nos seus antecessores na liderança dos EUA. “Culpo os nossos líderes, por terem permitido que acontecesse“, completou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primeira fase de acordo entre EUA e China “pode acontecer em breve”, diz Trump
{{ noCommentsLabel }}