Governo espanhol baixa previsão de crescimento para 1,6%
Madrid estima que o crescimento do PIB será 1,5% em 2021, 1,6% em 2022 e 1,7% em 2023.
O Governo espanhol reduziu em duas décimas, para 1,6%, a previsão de crescimento económico do país em 2020, revelou a ministra da Economia, Nadia Calvino.
A atualização do quadro macroeconómico para os próximos quatro anos, aprovado em Conselho de Ministros, também prevê a intenção de terminar este ano com um défice público de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB), uma décima mais do que o comunicado no ano passado à Comissão Europeia.
Segundo os novos números apresentados em conferência de imprensa, para os anos seguintes, Madrid estima que o crescimento do PIB será 1,5% em 2021, 1,6% em 2022 e 1,7% em 2023, enquanto o desequilíbrio das contas do Estado será de 1,5% em 2021, 1,2% em 2022 e 0,9% em 2023.
Por outro lado, a porta-voz do Governo e Ministra das Finanças, María Jesús Montero, reiterou na mesma ocasião a intenção de aprovar até ao fim do verão o projeto de Orçamento Geral do Estado para 2020.
A instabilidade política em Espanha teve como consequência que o país tenha estado até agora a aplicar o Orçamento de 2018 aprovado pelo governo de Mariano Rajoy (Partido Popular, direita) que foi substituído em junho do mesmo ano pelo de Pedro Sánchez (PSOE, socialista).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo espanhol baixa previsão de crescimento para 1,6%
{{ noCommentsLabel }}