Requerimento aprovado. Carlos Costa vai ao Parlamento por causa do Luanda Leaks
Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram, por unanimidade, o requerimento do Bloco de Esquerda para chamar o governador do Banco de Portugal ao Parlamento. Em foco, os Luanda Leaks.
Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram o requerimento do Bloco de Esquerda para chamar ao Parlamento o governador do Banco de Portugal. O objetivo é confrontar Carlos Costa com as revelações do caso Luanda Leaks, que levantaram suspeitas sobre os negócios da empresária Isabel dos Santos, dona, até à semana passada, de uma posição maioritária no banco EuroBic.
De acordo com a RTP, que avançou a notícia, o requerimento dos bloquistas foi aprovado por unanimidade e visa escutar Carlos Costa quanto “ao apuramento de todas as responsabilidades nas falhas no sistema de prevenção do branqueamento de capitais do EuroBic. Em foco estará ainda a avaliação de idoneidade dos administradores do banco liderado por Fernando Teixeira dos Santos e a venda da posição no banco ao Abanca por parte da empresária angolana.
O requerimento para chamar Carlos Costa ao Parlamento tem caráter de urgência, o que significa que o Parlamento deverá solicitar a audição ao governador com celeridade. Surge pouco mais de uma semana depois de ser anunciada a compra de 95% do EuroBic pelo Abanca, com a aquisição das posições que eram controladas por Isabel dos Santos, na sequência das revelações do Luanda Leaks.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h17)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Requerimento aprovado. Carlos Costa vai ao Parlamento por causa do Luanda Leaks
{{ noCommentsLabel }}