UE pressiona Reino Unido a prolongar negociações sobre Brexit devido à pandemia
A União Europeia está a pressionar o Reino Unido para prolongar as negociações do pós-Brexit. Bruxelas já tinha avisado que o tempo era curto, mas o governo britânico não tem querido mudar a data.
A pandemia trocou as voltas a muitos processos em curso… incluindo as negociações pós-Brexit. Nesse sentido, a União Europeia (UE) quer que o Reino Unido avance para uma extensão do período de transição em curso, durante o qual ambas as partes negoceiam a relação futura e que está previsto terminar a 31 de dezembro de 2020.
Esta expectativa é revelada por diplomatas europeus ouvidos pela Reuters, que salientam que o pedido por parte dos britânicos para uma extensão deveria chegar em maio ou junho. A UE já tinha apontado que o tempo para as negociações era curto, mas o Reino Unido ainda não quis mudar a data.
“A pandemia de coronavírus complica a agenda já muito ambiciosa”, considerou David McAllister, eurodeputado alemão que preside o grupo do Brexit do Parlamento Europeu. “Nas circunstâncias atuais, Londres deve reexaminar cuidadosamente um prolongamento”, sublinhou.
Isto acontece numa altura em que, na Europa, todos os esforços e atenções estão concentrados na contenção da propagação da doença, com mais de 330 mil pessoas infetadas no continente e quase 21 mil mortes registadas. O próprio primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, bem como o ministro da Saúde do Reino Unido, estão infetados pelo novo coronavírus que teve origem na China e já se alastrou por todo o mundo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE pressiona Reino Unido a prolongar negociações sobre Brexit devido à pandemia
{{ noCommentsLabel }}