Juros da dívida sobem após alerta da Fitch. Taxa a 10 anos toca nos 1%
Juros a 10 anos sobem para 1,00%, isto depois de Fitch ter revisto o outlook da dívida portuguesa de “positivo” para “estável”.
Os juros da dívida portuguesa estão a subir nos mercados internacionais. Registam um agravamento ligeiro, ainda assim mais expressivo do que o apresentado pelas taxas das obrigações de outros países do euro, com os investidores a reagirem ao alerta feito pela Fitch sobre o impacto que o Covid-19 vai ter na economia nacional.
No prazo de cinco anos, os juros estão a subir, para 0,568%, contra 0,542% na sexta-feira, depois da subida para 0,916% em 18 de março, um máximo desde junho de 2018, e o mínimo de sempre, de -0,374%, em 26 de agosto.
A 10 anos, os juros sobem para 1,00%, uma subida face aos 0,956% registados na sexta-feira, depois de terem avançado até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019. A taxa está, assim, novamente perto de superar a fasquia de 1%.
Há um agravamento das taxas que é sentido na generalidade dos países do euro, mas mais expressivo nos do sul, com Portugal a liderar o movimento perante a revisão do outlook de “positivo” para “estável” por parte da Fitch que manteve, no entanto, o rating do país em “BBB”.
“A revisão do outlook reflete o impacto significativo do Covid-19 na economia portuguesa e na situação orçamental do país”, afirmou a agência numa nota publicada no seu site no final da semana passada.
“O choque deverá interromper a tendência de melhoria do crescimento económico, do rácio da dívida face ao PIB, mas também da resiliência do setor financeiro”, alertou a Fitch.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros da dívida sobem após alerta da Fitch. Taxa a 10 anos toca nos 1%
{{ noCommentsLabel }}