Bosch Aveiro entra em lay-off. 1300 colaboradores trabalham por equipas de 15 em 15 dias
Bosch de Aveiro vai entrar em lay-off até ao final de maio. Os 1.300 colaboradores vão trabalhar por equipas, com uma rotação quinzenal.
A Bosch de Aveiro vai entrar em lay-off a partir desta segunda-feira até ao dia 24 de maio. Os 1300 trabalhadores vão trabalhar em turnos rotativos, avança ao ECO Jónio Reis, manufacturing vice president da Bosch Termotecnologia.
“Não é um lay-off nos termos habituais, até porque não é uma paragem em absoluto da produção e das atividades. Será um lay-off repartido, uma vez que metade da equipa vai estar a trabalhar durante 15 dias e a outra equipa trabalhará nos 15 dias seguintes”, explica ao ECO o responsável.
O abrandamento da economia é o principal fator deste lay-off, juntamente com a quebra nas encomendas por parte do setor automóvel. Face à conjuntura atual, o vice president da Bosch Termotecnologia localizada em Aveiro, já tinha admitido ao ECO que o lay-off era uma medida que estava em cima da mesa. “Já antecipamos férias, já usámos o banco de horas, já esgotámos todas as possibilidades, por isso temos de pensar noutras alternativas para não perdermos postos de trabalho”, destaca Jónio Reis.
A unidade fabril em Ovar, que conta com 800 colaboradores, continua a produzir. Contrariamente à unidade da multinacional alemã localizada em Braga que emprega 3.500 trabalhadores e está em em lay-off parcial desde a semana passada, ou seja, com redução de horário. “Durante o mês de maio, os colaboradores da Bosch Braga vão fazer menos um dia de trabalho por semana”, refere fonte oficial da Bosch.
(Notícia atualizada às 11h57)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bosch Aveiro entra em lay-off. 1300 colaboradores trabalham por equipas de 15 em 15 dias
{{ noCommentsLabel }}