Hoje nas notícias: linhas de crédito, IMI e Renda Segura

  • ECO
  • 27 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Menos de um terço do valor das linhas de crédito com garantia do Estado destinadas a ajudar as empresas na pandemia já chegou aos seus destinatários. Existem mais de 17 mil casas que pagam IMI sem necessidade, porque se localizam em centros históricos e poderiam beneficiar de isenção. Entre as casas que já se candidataram ao programa da Câmara de Lisboa, apenas seis eram destinadas a Alojamento Local. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Só 28% do crédito aprovado chegou às empresas

Os 6,2 mil milhões de euros em linhas de crédito com garantia do Estado destinadas a ajudar as empresas a fazer face às dificuldades financeiras impostas pela pandemia já estão praticamente esgotados, mas menos de um terço desse valor chegou aos seus destinatários. Só 1,7 mil milhões de euros foram já contratados entre a banca e as empresas, de um total de 31.839 operações de financiamento aprovadas.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Mais de 17 mil casas nos centros históricos não precisavam de pagar IMI

Existem mais de 17 mil casas localizadas nos centros históricos de Portugal que pagam IMI sem precisar. Esta situação, que leva a um baixo número de isenções, deve-se principalmente ao desconhecimento da lei, bem como à resistência do Fisco. Entre os proprietários de imóveis que poderiam beneficiar desta isenção encontram-se aqueles no Porto, Guimarães e Douro.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Das 26 casas que querem arrendar à CML sete têm alojamento local

As avaliações técnicas das 26 casas que se candidataram ao programa Renda Segura, através do qual a Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer alugar casas para depois subalugar a um valor mais baixo, já arrancaram. Entre estas candidaturas, feitas na primeira semana, sete dizem respeito a casas que costumavam ser destinadas a Alojamento Local (AL). Para as casas que eram AL, a CML irá arrendar a casa mobilada, o que faz aumentar até 10% a renda paga aos proprietários.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

CP sem contrato com Estado só tem dinheiro até junho

A CP está a procurar soluções de tesouraria imediatas, sendo que atualmente só tem o suficiente para cobrir as despesas até junho, sem o contrato com o Estado. A situação deve-se à redução da procura devido à pandemia, mas também ao facto de o Tribunal de Contas ter devolvido ao Governo, pela segunda vez, o contrato de serviço público. No entanto, o Executivo assegura que o pagamento de salários está “acautelado”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Aposentados estão a aprender línguas na telescola

Pouco mais de um mês depois de ter arrancado, a telescola, na RTP Memória, está a ter uma “mais-valia inesperada”, apontou o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas. As aulas estão a ser vistas pelos aposentados, que aproveitam para aprender línguas, sendo que há “pessoas com a literacia baixa, com dificuldades em ler e escrever, que estão a tentar elevar a escolaridade”, indica Filinto Lima.

Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: linhas de crédito, IMI e Renda Segura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião