Covid-19 leva DBRS a cortar perspetiva do rating da Caixa e BCP
Tendência dos ratings dos dois bancos foi revisto em baixa pela agência DBRS de "estável" para "negativa" devido ao potencial impacto da pandemia do novo coronavírus.
A descida dos ratings é um dos maiores receios da banca nacional no meio da pandemia do novo coronavírus. Esta quinta-feira, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BCP viram a agência DBRS a confirmar os seus ratings mas sofreram revisão em baixa da tendência, de “estável” para “negativo”. O que significa que as atuais notações poderão estar em risco de descer nos próximos meses.
“A mudança na tendência para negativa em relação aos ratings do BCP reflete a nossa opinião de que que a ampla e crescente dimensão da disrupção económica e do mercado resultante da pandemia de coronavírus (Covid-19) vai pressionar a rentabilidade e o balanço do banco“, justifica a DBRS Morningstar em comunicado.
“A deterioração esperada do ambiente operacionais irá muito provavelmente afetar as receitas do banco, a qualidade dos ativos e o custo de risco”, acrescenta a agência de rating.
A mesma justificação aplica-se à CGD, com a DBRS a sublinhar ainda que o “atual contexto vai também adicionar novos desafios e aumentar o risco de execução do plano estratégico do banco”.
Em comunicado enviado ao mercado, o banco público adianta que “para enfrentar essas consequências, a DBRS destaca a posição de liderança de mercado e os progressos na melhoria da qualidade dos ativos, incluindo a redução do crédito malparado”.
Assim, em relação à CGD, a DBRS Morningstar manteve o rating de longo prazo de “BBB” e o rating dos depósitos de longo e curto prazo em BBB (high) e R-1 (low), respetivamente.
No que diz respeito ao BCP, foram confirmados o rating de longo prazo de BBB (low) e o rating dos depósitos de longo e curto prazo em “BBB” e “R-2” (high), respetivamente.
Em todos os ratings, a tendência foi cortada de “estável” para “negativo”.
(Notícia atualizada às 18h05)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Covid-19 leva DBRS a cortar perspetiva do rating da Caixa e BCP
{{ noCommentsLabel }}