Centros comerciais criticam limitação de horário. Temem “maior concentração de pessoas”
A associação portuguesa que representa o setor considera que a limitação de horário dos estabelecimentos comerciais na Grande Lisboa pode "potenciar uma maior concentração de pessoas".
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) critica a limitação de horário dos estabelecimentos comerciais na área Metropolitana de Lisboa, referindo que estes imóveis “cumprem todas as regras de segurança” e alerta que a decisão pode “potenciar uma maior concentração de pessoas”.
Em comunicado, a associação que representa 93 shoppings no país diz que os centros comerciais “investiram milhões de euros para adaptar os seus espaços”, por forma a garantir todas as condições de segurança estabelecidas pelo Governo e recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), pelo que não compreendem a decisão de limitar o horário de funcionamento.
“Estes espaços minimizam o risco de contágio, não o agravam, permitindo à população aceder a um conjunto significativo de bens e serviços num ambiente com acesso limitado e controlado, e onde as boas práticas dos visitantes são monitorizadas e geridas por equipas profissionais de modo a minimizar os riscos”, garante o presidente da APCC, António Sampaio de Mattos.
Nesse sentido, a associação que representa os gestores dos shoppings teme que esta medida possa “potenciar uma maior concentração de pessoas”, ao contrário do que é pretendido. Além disso, pode criar “fatores de incerteza com impactos negativos na operação dos Centros, dos seus lojistas e na confiança dos visitantes”, aponta o responsável.
Os centros comerciais começaram a abrir a 1 de junho na generalidade do país. Contudo, dado o aumento no número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, nesta região a reabertura só aconteceu a 15 de junho e depois de duas reaberturas falhadas. Ainda assim, o Governo decidiu na segunda-feira aplicar medidas novas restrições para a Grande Lisboa, onde a Covid-19 tem vindo a ganhar terreno em 19 freguesias de cinco concelhos da região, sendo que uma destas foi limitar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até às 20h.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centros comerciais criticam limitação de horário. Temem “maior concentração de pessoas”
{{ noCommentsLabel }}