Concursos de obras públicas sobem 24% até maio. Estão em máximo desde 2010
"Valor dos concursos promovidos nos primeiros cinco meses do ano “é, em termos homólogos, o mais elevado desde o início da série, em 2010”, diz a AICCOPN.
Os concursos de obras públicas promovidos até final de maio aumentaram 24% face ao mesmo período de 2019, para 2.213 milhões de euros, mas os contratos celebrados recuaram 30% para 627 milhões de euros, informou esta sexta-feira a AICCOPN.
Segundo a edição de junho do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o valor dos concursos promovidos nos primeiros cinco meses do ano “é, em termos homólogos, o mais elevado desde o início da série, em 2010”.
Já o volume de contratos de empreitadas, no âmbito de concursos públicos, celebrados até ao final de maio e objeto de reporte no Portal Base, somou 627 milhões de euros, recuando 30% face ao período homólogo de 2019.
Segundo nota a AICCOPN, a variação homóloga temporalmente comparável (v.h.t.c.), ou seja, utilizando apenas a informação que é disponibilizada até ao dia 15 de junho de cada ano, é de -18% neste indicador.
Já os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias totalizaram 152 milhões de euros, mantendo-se “relativamente inalterado” face ao registo do ano passado, com menos 1%, valor a que corresponde uma v.h.t.c. de 20%.
Na sua globalidade, o montante total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registado no Portal Base foi de 868 milhões de euros, menos 22% em termos homólogos, registando-se uma v.h.t.c. de -9%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concursos de obras públicas sobem 24% até maio. Estão em máximo desde 2010
{{ noCommentsLabel }}