Pagamento de pensões de reforma vai passar a ser imediato
O pagamento de pensões de reforma vai passar a ser deferido de forma automática através do site da Segurança Social. Medida vai beneficiar cerca de 60 mil trabalhadores por ano.
O pagamento de pensões de reforma vai passar a ser pago de forma automática e imediatamente a partir do momento em que o trabalhador acione o pedido de aposentação no site da Segurança Social, avança o Público (acesso pago). Esta é uma das 158 medidas do Simplex 20-21, que é apresentado esta quarta-feira.
“O objetivo é terminar com as situações de hiato entre o momento em que o trabalhador pede a reforma, por atingir a idade devida, e o momento em que efetivamente começa a receber a sua pensão”, anunciou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
Com esta atualização, os contribuintes que atinjam “a idade limite” passam a receber a reforma no próprio mês em que for devida, explica a governante. No caso dos trabalhadores que têm carreiras mistas, isto é, “descontaram para a Segurança Social, mas também trabalharam no estrangeiro” ou descontaram em “parte da sua carreira para a Caixa Geral de Aposentações, é definida uma pensão provisória”. Segundo Alexandra Leitão, a medida irá beneficiar cerca de “60 mil pessoas por ano”, tendo em conta os números de 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pagamento de pensões de reforma vai passar a ser imediato
{{ noCommentsLabel }}