Paulo Macedo diz que Caixa apenas vendeu carteiras a investidores europeus
Paulo Macedo revelou que o banco apenas vendeu carteiras de imobiliário ou crédito malparado a entidades europeias e a veículos sediados na Europa. "Não temos entidades em Caimão", disse.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) apenas tem vendido carteiras de ativos a investidores europeus. “Não temos entidades em Caimão ou noutros sítios que não na Europa”, disse o presidente do banco público, Paulo Macedo, durante a conferência de resultados do semestre.
Em causa estava uma pergunta sobre como é que o banco procede nas vendas de grandes carteiras de malparado ou de imobiliário, tema que tem sido bastante polémico no caso do Novo Banco. Paulo Macedo explicou que a CGD procede a uma análise aos potenciais compradores, designadamente a sua estrutura acionista e os beneficiários, recorrendo a várias fontes de informação, como bases de dados internacionais.
Depois de ter explicado todo o processo, Paulo Macedo revelou que os negócios da Caixa em termos de carteiras foram todos realizados com entidades na Europa.
“As vendas que a Caixa fez de algumas carteiras, apenas o fez a sociedades na Europa, na Holanda, Luxemburgo, em Portugal, portanto a entidades europeias e a veículos sediados na Europa. Não temos entidades em Caimão ou noutros sítios que não na Europa”, disse.
Macedo acrescentou que o banco não tem por hábito financiar os compradores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Paulo Macedo diz que Caixa apenas vendeu carteiras a investidores europeus
{{ noCommentsLabel }}