Cofina dispara 18% após rever OPA sobre a Media Capital
A empresa de media brilha num arranque de sessão "morno" na praça bolsista nacional, depois de na quarta-feira ao final do dia ter lançado uma OPA geral sobre a Media Capital.
A Cofina brilhou no arranque de uma sessão morna na praça bolsista nacional. As suas ações disparavam 9%, tendo entretanto acelerado os ganhos para 18%, depois de o grupo de media liderado por Paulo Fernandes ter revisto as condições da oferta em curso sobre a Media Capital, lançando uma nova OPA sobre a totalidade da dona da TVI. Os títulos da Media Capital, por sua vez, não sofreram ainda qualquer oscilação.
Já no PSI-20 o arranque de sessão estava a ser marcado por perdas muito ligeiras — 0,16% para os 4.474,37 pontos — com o índice bolsista português a acompanhar a tendência dos pares europeus. O Stoxx 600 — índice que agrega as principais capitalizações do velho Continente — desce 0,3%.
Inevitavelmente, o destaque da sessão bolsista portuguesa recai sobre a Cofina. As ações da empresa de media aceleram 18%, para os 26 cêntimos, com os investidores a reagirem positivamente ao relançamento da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Media Capital cujos títulos ainda não sofreram qualquer oscilação (2,12 euros), o que não poderá ser dissociado do facto de a sua liquidez bolsista ser muito curta.
A OPA é uma versão modificada da oferta lançada em setembro de 2019, sendo agora a contrapartida oferecida de 0,415 euros por cada ação da Media Capital, sendo sujeita a várias condições.
Cotada de fora do PSI-20, as ações não interferem assim na evolução do índice bolsista nacional que segue no vermelho, apesar de com um recuo muito ligeiro.
Entre os títulos que mais pressionam o índice está a EDP. As ações da elétrica recuam 0,77%, para os 4,383 euros. No mesmo sentido, segue o BCP com um deslize de 0,37%, para os 10,67 cêntimos.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h30 com cotação da Cofina)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cofina dispara 18% após rever OPA sobre a Media Capital
{{ noCommentsLabel }}