Marcelo ataca DGS por causa da Festa do Avante. “A cinco dias da realização do evento, não se conhecem as regras”
Presidente da República fala em "indefinição de regras" quando faltam apenas cinco dias para a realização do evento do PCP.
“A cinco dias da realização do evento, não se conhecem as regras sanitárias. Assim, não há clareza”. Marcelo Rebelo de Sousa criticou, à chegada ao Algarve, o facto de a Direção-Geral de Saúde (DGS) não ter apresentado ainda as regras sanitárias para a realização da Festa do Avante, evento organizado pelo PCP.
“Não é bom para ninguém. Não é bom para o Estado. E a DGS significa aqui o Estado”, disse o Presidente da República à chegada a Monchique, onde terá este domingo, 30 de agosto, um jantar de trabalho com Presidentes das Câmaras Municipais do Algarve. As declarações proferidas aos jornalistas foram transmitidas pela RTP3.
“Isto não é bom para o organizador também, que não conhece as regras, e não é bom para a credibilidade” do país, no combate à propagação do novo coronavírus numa altura em que o número de novos casos volta a aumentar.
"A cinco dias da realização do evento, não se conhecem as regras sanitárias. Assim, não há clareza.”
“Estamos no meio de uma pandemia, os números têm subido nos últimos dias e mais do que nunca é importante que se saibam as regras com clareza. E a cinco dias do evento não se sabe quais são as regras. Isso preocupa-me“, disse o Presidente da República.
“Impunha-se que se soubesse com antecedência as regras do jogo, com clareza. Isto preocupa-me e não é um bom augúrio. Nunca pensei que se chegasse a esta data sem saber”, rematou.
A 44.ª edição da Festa do Avante, que se realiza de 4 a 6 de setembro, conta este ano com um terço da lotação, num total de 33 mil pessoas, de forma a evitar ajuntamentos de pessoas em plena pandemia.
A DGS enviou o primeiro parecer técnico sobre as regras de higiene e segurança a aplicar durante o evento. As orientações são “genéricas”, mas têm em conta as especificidades da festa do partido que tem como secretário-geral Jerónimo de Sousa. Este parecer foi entregue pela DGS ao PCP, mas o partido não tornou o documento público por ser específico para este evento.
(Notícia atualizada às 17h42 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo ataca DGS por causa da Festa do Avante. “A cinco dias da realização do evento, não se conhecem as regras”
{{ noCommentsLabel }}