Novo Banco não avisou Fundo de Resolução sobre chumbo a vendas. Banco desmente
Direção de compliance do Novo Banco terá desaconselhado por duas vezes avançar com as vendas de carteiras de imóveis. Banco desmente. "Não chumbou a operação, muito menos duas vezes".
O Novo Banco não avisou o Fundo de Resolução (FdR) de que foi por duas vezes desaconselhado pela direção de compliance a avançar com as vendas de carteiras de imóveis que envolveram a consultora espanhola Alantra, avança o Público (acesso condicionado). O banco “desmente categoricamente” a informação.
De acordo com a auditoria especial ao Banco Espírito Santo/Novo Banco, esses “chumbos” internos só foram reportados à entidade liderada por Máximo dos Santos quase dois anos depois.
“Ao contrário do que o Público sustenta, a operação teve a aprovação por todos os órgãos do Banco e pelo Fundo de Resolução, não tendo havido qualquer chumbo da operação. O departamento de compliance não chumbou a operação, muito menos duas vezes“, diz o Novo Banco em comunicado após a publicação da notícia.
Relativamente à escolha da Alantra para assessorar estas vendas, o banco liderado por António Ramalho nota que o fez por ser uma “empresa com reconhecida experiência no mercado internacional”.
“O Conselho de Administração Executivo decidiu contratar a Alantra Espanha com expressa proibição de ser envolvida a equipa portuguesa“, diz o banco, explicando que o CEO da empresa portuguesa é um ex-quadro do BES.
Foi “essa divergência na escolha do assessor que o Novo Banco não referiu ao Fundo de Resolução por considerar um detalhe sem especial relevância e que é reportada na auditoria especial”, explica o banco.
(Notícia atualizada às 9h23 com reação do Novo Banco)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Banco não avisou Fundo de Resolução sobre chumbo a vendas. Banco desmente
{{ noCommentsLabel }}