CMVM ordena suspensão imediata de Artur Trindade do OMIP devido ao caso EDP
Supervisor considerou que os argumentos apresentados não eram justificação suficiente para impedir a suspensão.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ordenou a suspensão imediata das funções de Artur Trindade na OMIP — Pólo Português e na OMIClear. O ex-secretário de Estado é arguido no âmbito do caso EDP por suspeitas de corrupção devido à contratação do pai do então governante pela elétrica.
“Na sequência da análise dos factos apresentados nas cinco pronúncias recebidas no âmbito da audiência dos interessados e dos elementos já apurados pela CMVM, bem como dos riscos subjacentes à permanência em funções, a CMVM entendeu tornar efetiva a decisão de suspensão de funções projetada na notificação de 21 de setembro“, diz o supervisor em comunicado.
Nessa data, a comissão liderada por Gabriela Figueiredo Dias tinha anunciado pretender pedir a suspensão do gestor por apontar falhas na idoneidade, permitindo a Artur Trindade contra-argumentar. Anuncia agora tornar querer efetiva essa decisão, apesar de sublinhar que a medida tem natureza provisória e cautelar.
“Visa assegurar, por razões de interesse público, a abstenção preventiva de Artur Álvaro Laureano Homem da Trindade do exercício das suas funções de administração naquelas entidades até ser proferida decisão no processo administrativo de reavaliação da adequação – onde se inclui a idoneidade – para o exercício das referidas funções, o qual também teve início a 21 de setembro”, explica a CMVM.
Acrescenta que mantém a apreciação de que existe uma “dúvida fundada” sobre a adequação de Artur Trindade para o desempenho dos cargos regulados que ocupa, “prejudicando a confiança necessária de investidores e demais agentes económicos no funcionamento eficiente dos mercados, e constituindo um risco para a estabilidade do sistema financeiro, o qual é ainda mais relevante estando em causa uma sociedade gestora de um mercado regulamentado, uma câmara de compensação e contraparte central, estruturas fundamentais para o regular funcionamento dos mercados de capitais”.
(Notícia atualizada às 19h35)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CMVM ordena suspensão imediata de Artur Trindade do OMIP devido ao caso EDP
{{ noCommentsLabel }}