Maioria dos eleitores quer OE viabilizado pela esquerda e Governo a manter-se em funções
Uma sondagem da Aximage para a TSF e Jornal de Notícias concluiu que 67% dos inquiridos não querem que o Governo se demita se o OE for chumbado. Há preferência pela esquerda a viabilizar o documento.
A maioria dos portugueses considera que o Governo não se deve demitir de funções caso o Orçamento do Estado (OE) para 2021 seja chumbado no Parlamento. A conclusão é de uma sondagem da Aximage para a rádio TSF e Jornal de Notícias, já depois de o primeiro-ministro ter dito que não voltaria as costas ao país caso o documento não passe, em que 67% dos inquiridos assumem essa posição.
Segundo o estudo, analisando por intenções de voto nos diferentes partidos, têm a mesma posição (de que o Governo não deve cair com um eventual chumbo) 83% dos inquiridos que admitem votar na CDU, bem como 82% dos presumíveis eleitores do BE e 64% dos inquiridos que querem votar no PSD. Em sentido inverso, 17% dos portugueses inquiridos neste estudo defendem que o Governo deve demitir-se se o Parlamento rejeitar a proposta de OE do Executivo socialista.
A sondagem concluiu ainda que a ideia de que a esquerda deve viabilizar este OE é apoiada por 68% dos eleitores do BE e 61% dos eleitores comunistas — ou seja, apesar do cartão vermelho já anunciado pelos bloquistas, esta segue em contraciclo com o resultado da sondagem. O trabalho de campo decorreu entre 22 e 26 de outubro e envolveu 624 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,7%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maioria dos eleitores quer OE viabilizado pela esquerda e Governo a manter-se em funções
{{ noCommentsLabel }}