Biden à frente de Trump por 10 pontos percentuais
Joe Biden está à frente de Donald Trump na sondagem nacional, mas a vantagem é mais baixa nos "swing states", que são os que decidem a eleição desta terça-feira.
Uma nova sondagem do Wall Street Journal e da estação televisiva NBC News revelada este domingo mostra que Joe Biden, ex-vice-presidente dos EUA e a candidato democrata às eleições presidenciais, está 10 pontos percentuais à frente do atual presidente Donald Trump a nível nacional. Biden colhe 52% das intenções dos votos nesta sondagem final antes da ida às urnas esta terça-feira, 3 de novembro, ao passo que Trump consegue 42%.
Em particular, a vantagem do democrata deve-se às mulheres e aos mais velhos que afastaram-se de Trump. Nestas faixas, Biden lidera com uma margem de dois dígitos face ao oponente. Contudo, o candidato republicano continua com um apoio sólido das suas bases, principalmente a classe trabalhadora branca, os quais forma uma parte significativa da população dos “swing states”.
As sondagens mostram que a eleição é mais renhida num conjunto de 12 Estados decisivos em que Biden tem uma vantagem inferior, de seis pontos percentuais, de 51% para os 45% de Trump, inferior aos valores a nível nacional. Esta vantagem nos “swing states” está dentro da margem de erro da sondagem, o que sinaliza que é possível um caminho em que o atual Presidente consegue uma maioria no colégio eleitoral sem ganhar o voto popular, tal como aconteceu em 2016 contra Hillary Clinton.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biden à frente de Trump por 10 pontos percentuais
{{ noCommentsLabel }}