Powell dá impulso a Wall Street. Nasdaq em recorde

O banco central dos Estados Unidos reviu em alta as projeções para a economia dos EUA e reafirmou prontidão para agir. As principais bolsas fecharam em alta, com o tecnológico Nasdaq em recorde.

Wall Street fechou em alta com a ajuda da tecnologia e do novo impulso dado pelo banco central dos EUA. A Reserva Federal norte-americana, que reviu em alta as projeções para a economia do país, apontado para uma recessão de 2,4% este ano. Jerome Powell prolongou o prazo das operações de liquidez no mercado para o próximo ano e reafirmou a prontidão a agir se necessário.

O índice financeiro S&P 500 ganhou 0,19% para 3.701,79 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq avançou 0,53% para 12.661,53 pontos, num novo máximo de sempre. A Apple acabou por fechar na linha de água, mas chegou a disparar 5% para o valor mais elevado desde setembro, em reação à notícia, da agência financeira japonesa Nikkei, de que a empresa estará a ponderar aumentar a produção de iPhones em 30% em 2021. O Dow Jones contrariou, com uma perda de 0,13% para 30.160,76 pontos.

O entusiasmo foi, em parte, causado pelas garantias da Fed de que irá continuar a apoiar a economia. “A pandemia de Covid-19 está a causar um tremendo sofrimento humano e económico por todos os EUA e pelo mundo. A atividade económica e o emprego continuam a recuperar, mas mantêm-se bastante abaixo dos níveis do início do ano”, disse.

Apesar da revisão em alta nas projeções para o PIB, a instituição liderada por Jerome Powell explicou que a trajetória da economia dependerá “significativamente” da crise de saúde pública. Reafirmou a prontidão em “usar todo o espólio de ferramentas para a economia dos EUA nestes tempos desafiantes e, assim, promover os objetivos de máximo emprego e estabilidade dos preços”, aponta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell dá impulso a Wall Street. Nasdaq em recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião