OMS recomenda reforço de medidas na Europa perante a nova variante do coronavírus
O diretor regional da organização, Hans Kluge, acredita que a Europa está “num ponto de viragem” da pandemia.
A Organização Mundial de Saúde apelou esta quinta-feira aos países europeus para reforçarem medidas de controlo de contágio pelo novo coronavírus, face à “situação alarmante provocada pela nova variante descoberta no Reino Unido”.
Numa conferência de imprensa virtual, o diretor regional da organização, Hans Kluge, afirmou que a Europa está “num ponto de viragem” da pandemia, defendendo que “ciência, política, tecnologia e valores têm de formar uma frente unida para fazer recuar este persistente e elusivo vírus”.
Pela Europa, diversos países têm vindo a ser obrigados a tomar medidas de contenção para travar a contenção da pandemia. Na passada segunda-feira, Inglaterra, primeiro país onde esta nova variante foi identificada, impôs um novo confinamento total, que será o terceiro desde o início da pandemia, motivado por um aumento recorde do número de casos de Covid-19.
A Alemanha, em confinamento desde 16 de dezembro, anunciou que iria prolongar o mesmo até final de janeiro, tendo sido também agravadas outras medidas de contenção, restringindo-se nomeadamente a circulação das pessoas que se encontram em áreas com níveis de infeção mais preocupantes.
Em Portugal, onde a nova estirpe do coronavírus já foi também identificada, atingiu-se na quarta-feira um número recorde de novos casos: 10.027. Na sequência destes números, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que o Governo poderá agravar as medidas associadas ao estado de emergência já na reunião do Conselho de Ministros que ocorrerá esta quinta-feira.
Também Espanha, Itália, França, Bélgica, Escócia, Países Baixos, Polónia, Irlanda, Áustria e Grécia têm vindo a ajustar as suas medidas de contenção da pandemia, face a uma crescente onda de novos casos derivados do Natal e do Ano Novo.
(Notícia atualizada às 11h10 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OMS recomenda reforço de medidas na Europa perante a nova variante do coronavírus
{{ noCommentsLabel }}