Acionista chinesa da REN nomeia novo presidente
Xin Baoan, que até agora era diretor-geral da State Grid, passa também a ser o secretário do Comité do Partido Comunista Chinês na empresa.
A State Grid Corporation of China nomeou esta segunda-feira Xin Baoan como novo presidente na empresa estatal chinesa, a maior acionista da portuguesa REN – Redes Energéticas Nacionais.
Em comunicado, a State Grid revelou que Xin Baoan foi escolhido numa reunião dos quadros intermédios e de topo da empresa.
O executivo, que até agora era diretor-geral da State Grid, passa também a ser o secretário do Comité do Partido Comunista Chinês na empresa.
A legislação chinesa obriga qualquer empresa que tenha pelo menos três membros do Partido Comunista Chinês a criar um comité.
Mais de 91 milhões de chineses são membros do Partido Comunista Chinês, revelou em junho o Comité Central do Partido.
Numa reunião realizada também esta segunda-feira, o conselho de administração da State Grid defendeu o aproveitamento “das vantagens políticas e organizacionais únicas das empresas estatais” para “acelerar a evolução de um grupo empresarial moderno com características chinesas”.
A State Grid é desde 2012 a maior acionista da REN com 25% do capital, segundo a informação disponibilizada na página da gestora das redes energéticas portuguesas na Internet.
O grupo estatal chinês está ainda presente no Brasil, onde explora a Hidroelétrica de Xingu, após construir as linhas de transmissão de energia elétrica entre Xingu e o Rio de Janeiro, com uma extensão de 2,5 mil quilómetros.
O acordo que entregou a exploração da Hidroelétrica de Xingu à State Grid foi assinado em outubro de 2019, durante a primeira visita ao país asiático do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acionista chinesa da REN nomeia novo presidente
{{ noCommentsLabel }}