Na primeira conversa, Santos Silva e o Secretário de Estado dos EUA convergem no “reforço do multilateralismo”
Augusto Santos Silva e Antony Blinken abordaram as relações dos EUA com Portugal e União Europeia. Ministro português sublinhou convergência no multilateralismo e na cooperação entre democracias.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado dos EUA Antony Blinken falaram esta terça-feira por telefone, “passando em revista os temas do relacionamento PT-EUA e UE-EUA”, adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros na sua conta no Twitter.
Foi o primeiro telefonema entre ambos após Joe Biden ter tomado posse como Presidente dos EUA há cerca de um mês.
“Há convergência de prioridades entre a União Europeia e os EUA no reforço do multilateralismo, na abordagem conjunta a desafios globais e na cooperação entre as democracias”, destacou o ministério português, revelando que Augusto Santos Silva “insistiu na necessidade do equilíbrio geopolítico na região do Indo-pacífico, objetivo para que também quer contribuir a Cimeira UE-Índia organizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”.
Tweet from @nestrangeiro_pt
“Os dois responsáveis de política externa concordaram em estabelecer canais de contacto regular sobre temas de interesse comum, designadamente em África, na América Latina e na Ásia Oriental”, acrescentou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Também o Antony Blinken revelou no Twitter que contactou com o homólogo português. “Discutimos formas de aprofundar as relações entre EUA e Portugal. Estou ansioso por trabalhar com Portugal, uma vez que preside ao Conselho da União Europeia”, disse o secretário de Estado da Administração Biden no Twitter.
Tweet from @SecBlinken
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Na primeira conversa, Santos Silva e o Secretário de Estado dos EUA convergem no “reforço do multilateralismo”
{{ noCommentsLabel }}