Semapa dispara 23% com OPA da família Queiroz Pereira. Navigator sobe quase 5%
A Sodim, que já controla mais de 73% da Semapa, paga uma contrapartida em dinheiro de 11,40 euros por ação. Em bolsa, as ações da "holding" disparam e superaram já o preço da OPA.
Lisboa está de regresso aos ganhos, após a forte queda na última sessão. Segue a tendência das restantes praças europeias, impulsionada pela Semapa que dispara mais de 20% em bolsa depois da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela pela família Queiroz Pereira.
Enquanto o Stoxx 600 ganha 0,2%, o PSI-20 segue a ganhar 1,58% para 4.779,20 pontos, com a grande maioria das cotadas em alta. O destaque da sessão vai para a Semapa que dispara 22,74% para 11,66 euros.
A holding está a beneficiar da OPA da Sodim sobre a Semapa, operação em que família Queiroz Pereira se propõe a comprar a restante participação no mercado com uma contrapartida de 11,40 euros.
Semapa dispara em bolsa
A Navigator segue a tendência, subindo mais de 4,82% para 2,786 euros por ação. Além da papeleira, também a Altri acelera em bolsa, somando 3,8% para 6,005 euros. É ainda de salientar o impulso dado ao PSI-20 pelo BCP que avança 2,75% para 12,34 cêntimos.
A subida da bolsa nacional não é mais expressiva por causa da energia, que já tinha sido fortemente penalizado em bolsa na última sessão. A EDP segue a perder 0,3% para 4,781 euros, enquanto as restantes cotadas do setor acabaram por conseguir alcançar terreno positivo duas horas após a abertura da sessão. A EDP Renováveis ganha 0,52% para 19,16 euros.
Em vésperas de apresentação dos resultados de 2020, a Galp Energia também inverteu o sentimento negativo na abertura e soma 0,53% para 9,484 euros por ação num dia de queda para o petróleo. O Brent, que esteve acima dos 65 dólares na última sessão, segue a cotar nos 63 dólares por barril.
(Notícia atualizada com cotações referentes às 10h20)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Semapa dispara 23% com OPA da família Queiroz Pereira. Navigator sobe quase 5%
{{ noCommentsLabel }}