Tem até hoje para validar as despesas para o IRS no e-Fatura
O prazo para verificar e validar as suas faturas, para efeitos de IRS, termina esta quinta-feira. É um passo importante para garantir que beneficiará de todas as deduções a que tem direito.
Acaba esta quinta-feira, 25 de fevereiro, o prazo para validar as faturas referentes ao ano de 2020 no Portal das Finanças. A verificação e discriminação de todas as despesas que lhe são associadas é um dos passos a não esquecer durante a campanha do IRS, de forma a garantir que obtém o maior reembolso possível.
Todos os contribuintes deverão assim, até ao final do dia de hoje, verificar em que estado se encontram as faturas que estão guardadas no e-Fatura. Isto porque existe a possibilidade de muitas delas se encontrarem “pendentes”, sendo nesses casos necessário que o utilizador esclareça que tipo de despesa está em causa, associando-a ao setor de atividade em que ela foi originada.
Deverá, nesses casos, encaixar as suas despesas numa das 11 categorias disponíveis:
- Saúde
- Educação
- Lares
- Habitação
- Reparação de automóveis
- Reparação de motociclos
- Restauração e alojamento
- Cabeleireiros
- Atividades veterinárias
- Passes mensais
- Despesas gerais familiares
Caso os contribuintes não encaixem as faturas “pendentes” na categoria correspondente, estas acabarão por não ser deduzidas no IRS do ano correspondente e o consumidor vai, assim, acabar por perder dinheiro. Relembre-se, porém, que muitas outras despesas são já automaticamente inseridas na categoria devida, não merecendo, portanto, tanta atenção.
Para que os contribuintes possam proceder ao registo das suas despesas e complementar as mesmas com a informação em falta, precisam, em primeiro lugar, de estar já registados no Portal das Finanças.
Depois, basta visitarem a página inicial do e-Fatura, acedendo à secção “Despesas dedutíveis em IRS” e entrando na sua área pessoal através do seu NIF e respetiva senha de acesso ou, por outro lado, através da Chave Móvel Digital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tem até hoje para validar as despesas para o IRS no e-Fatura
{{ noCommentsLabel }}