Vem aí novo estudo serológico. Vai contar com três mil voluntários
A partir do Painel Serológico Nacional que decorreu no ano passado, o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes vai realizar um novo estudo serológico. Vai contar com 3 mil voluntários.
O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (IMM) da Universidade de Lisboa, em parceria com a Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e o Grupo Jerónimo Martins, vai realizar um novo estudo serológico, com o intuito de avaliar a evolução da percentagem da população que tem anticorpos contra o vírus Sars-CoV-2. Inquéritos serológicos vão prolongar-se até 13 de março.
Este novo estudo é uma continuação do Painel Serológico Nacional que decorreu entre setembro e outubro do ano passado e conta com a participação de 3.000 voluntários escolhidos de forma aleatória, que já tinham participado no estudo anterior. Os convites já foram enviados por e-mail e SMS.
Os testes serológicos (recolha de uma amostra de sangue que permite detetar anticorpos para o novo coronavírus que provoca a doença Covid-19) serão feitos, sem custos para os voluntários, até 13 de março nos “postos de colheita em todo o país” dos laboratórios Germano de Sousa, informa o IMM, no seu site.
O primeiro painel serológico envolveu mais de 13 mil participantes, sendo que a amostra teve por base três grupos etários (menores de 18 anos, entre os 18 e os 54 anos e 55 ou mais anos, com estes dois últimos grupos a representarem 81% do universo de voluntários) e a densidade populacional das regiões (baixa, média e elevada). As conclusões foram divulgadas em final de dezembro e apontavam diferenças ao nível de anticorpos entre o litoral e o interior do país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vem aí novo estudo serológico. Vai contar com três mil voluntários
{{ noCommentsLabel }}