Governo avança com testagem em todas as escolas, incluindo privadas
Governo garante que testagem será implementada em todos os estabelecimentos de ensino e respostas sociais de apoio à infância, recuando depois de polémica exclusão dos privados.
O Governo vai implementar testagem à Covid-19 “em todos os estabelecimentos de ensino e respostas sociais de apoio à infância“, incluindo os privados, anunciaram, esta quarta-feira, o Ministério do Trabalho e o Ministério da Educação.
Em comunicado, destaca-se que, “seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde e a orientação conjunta sobre o programa de rastreios laboratoriais para SARS-COV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino – e na sequência da autorização de despesa, aprovada em Conselho de Ministros no último domingo, para a realização de testes à Covid-19 a alunos e pessoal docente e não docente”, será implementado o processo de testagem (testes rápidos de antigénio periódicos) em todas as escolas e creches, incluindo os privados.
Inicialmente, tinha sido sinalizada a exclusão deste últimos, uma vez que a despesa aprovada em Conselho de Ministros, este fim de semana, servia apenas para a aquisição de serviços de realização de testes rápidos de antigénio no ensino público e nas respostas sociais de apoio à infância do setor social e solidário. PSD e CDS questionaram o Governo sobre esta “discriminação”, que o Governo acabou por desfazer esta quarta-feira.
O Governo lembra também que “o processo de testagem em escolas foi desencadeado no final de janeiro, tendo já permitido a realização de mais de 64.000 testes, apesar da transição para o ensino à distância causado pela evolução da pandemia”.
Na proposta de renovação do estado de emergência enviada esta quarta-feira ao Parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa defende que a reabertura das escolas deve ser feita em articulação com a testagem e vacinação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo avança com testagem em todas as escolas, incluindo privadas
{{ noCommentsLabel }}